Fotografia – Publicidade

Curso de Fotografia ministrado no Colégio e Faculdade Pentágono nos cursos de Ensino Médio Técnico em Publicidade e Curso Modular em Publicidade. O curso aborda desde o início da fotografia (História da Fotografia), como e onde tudo começou, passa pelos conceitos básicos de câmera compacta, câmera compacta avançada e câmera reflex, evoluindo para conceitos mais avançados da fotografia profissional.

O curso, de forma geral, capacita o aluno a desenvolver campanhas de comunicação que atendam aos objetivos dos clientes. O aluno vivencia todas as etapas do dia-a-dia de uma agência de publicidade, desde o atendimento e planejamento estratégico, passando pela criação de peças publicitárias e ações interativas, estruturação do plano de mídia, até a contratação de empresas e fornecedores externos. Acompanha a elaboração de todos os trabalhos gráficos, procura dar forma gráfica harmoniosa a ideia da mensagem publicitária, dá as informações básicas sobre o que deve ser transmitido ao público e é o desenhista ou técnico mais experiente que, numa agência, se responsabiliza pela supervisão de todo o processo de montagem da mensagem publicitária.

Exposição de fotos com o tema Preconceito. Excelente trabalho realizado pelos meus alunos do Módulo de Publicidade!

A fotografia entra de forma ativa no curso, ensinando o aluno não somente a fotografar, mas buscando aprimorar o olhar fotográfico do aluno e desenvolver o senso estético da linguagem e composição fotográfica, incluindo os conceitos de fotografia publicitária, área de atuação no mercado atual que, muito exigente, procura um profissional capaz de planejar qual a melhor forma de construção da imagem para atender as expectativas dos clientes.

Trabalhamos em projetos interdisciplinares com professores de outras áreas do mesmo curso, envolvendo as mais diversas áreas da publicidade, capacitando o aluno a desenvolver campanhas completas para um cliente, fazendo com que o aluno se desenvolva em todas as áreas do curso, aprendendo na prática.

Posteriormente, desenvolvemos ensaios fotográficos no Estúdio de Fotografia do colégio, onde o aluno aprende a fotografar com os diferentes tipos de iluminação, dirigir um modelo e desenvolver a fotografia publicitária para diversos meios de comunicação como revistas, catálogos, outdoor, etc.

Também faz parte do curso uma Feira de Ciência chamada Publicalize, onde o aluno tem a chance de apresentar seu desenvolvimento ao longo do ano, desenvolvendo trabalhos dinâmicos e criativos. Essa feira é aberta ao público, onde recebemos em torno de três mil visitantes e, temos empresas que nos visitam com interesse nos trabalhos dos nossos alunos, afim de levar algumas ideias adiante.

Ao término de todo curso, o aluno apresenta um pequeno TCC, chamado de Projeto Experimental, onde os alunos montam sua agência, escolhem um cliente e criam uma campanha publicitária para o mesmo. Esses trabalhos são apresentados para uma banca avaliadora composta de diretores de arte, donos de agências de publicidade, diretores de mídias, e, geralmente, nossos alunos já são convidados para começarem um estágio em suas empresas.