Regra dos Terços

Também conhecida como Pontos de Ouro ou Pontos de Interseção, a regra dos terços é um dos princípios mais importantes da composição fotográfica. É através da regra dos terços que conseguimos direcionar o olhar do leitor para o ponto de maior interesse na minha imagem.

É simples. Imagine quatro linhas em sua imagem, como um jogo da velha, onde essas linhas se unem é onde ficam os pontos de interesse. Vamos entender isso melhor!

Em sua câmera e até mesmo em alguns modelos de celular, é possível habilitar essas linhas, chamadas de linhas de grade ou grelha, lá no menu da câmera. E, para quem está começando, é bacana habilitar e usar as linhas, pois elas também nos ajudam a deixarmos a foto alinhada ao fotografar paisagens, pôr-do-sol, etc.

Observe acima os pontinhos em vermelho na imagem. É comprovado que, ao colocar o que há de maior interesse em sua fotografia em cima de um desses pontos (os chamados pontos de interesse), o leitor da foto irá olhar diretamente para o ponto de maior interesse em sua imagem, levando assim o olhar do leitor diretamente onde você quer que ele olhe.

Publicidade usa bastante desse artifício para direcionar o olhar do leitor para o produto a ser divulgado/vendido.

Vejamos alguns exemplos:

Na foto abaixo, o ponto principal da foto é o sapatinho. Perceba então que ele se encontra no ponto inferior direito na cena fotografada. Todo o resto da imagem está aí apenas para dar contexto, porém o ponto principal é o sapatinho, ou seja, é para esse ponto que o olhar do leitor será direcionado.

Na foto abaixo, o ponto de interesse é a modelo, perceba que, neste caso, foram utilizados os dois pontos laterais esquerdos na cena.

Ou seja, pode ser utilizado mais de um ponto na cena, desde que esses pontos mostrem o que há de mais importante em sua imagem.

Ao fotografar paisagens, as linhas nos ajudam no alinhamento da imagem e é importante pensar qual o ponto de interesse. Às vezes, o céu está muito mais bonito que todo o resto, então, ao enquadrar, se posicione a fim de que apareça mais céu do que chão em sua foto ou vice e versa. Veja:

No caso da foto acima, o céu era o ponto de maior interesse. Portanto, usei as linhas para deixar a foto alinhada e posicionei a câmera de maneira que mostre mais o céu que o chão. Mas, se o chão estiver mais interessante, é só posicionar a câmera de forma que mostre mais o chão. Use as linhas para auxiliar no alinhamento de sua foto.

No final, a regra é uma só: estudar!

Costumo falar que quanto mais estudamos e mais praticamos, melhores ficamos. E isso serve para tudo em nossa vida, ainda mais na fotografia.

Além da regra dos terços, não se esqueça das regras de composição fotográfica, configuração correta da sua câmera como ISO, obturador, diafragma, white balance, etc.

Vai lá no menu da sua câmera ou celular, habilite as linhas de grade e comece a usar as regras dos terços. Você fará fotos muito mais interessantes!

Imagine, crie, fotografe! ♥

Comments

comments