PB Seletivo no Photoshop

Fotografia em preto e branco é clássica! Não tem quem não goste de uma boa foto em PB, não é mesmo?

Já ensinei aqui como passar sua foto colorida para PB usando o Photoshop. E hoje vou ensinar como fazer um PB Seletivo. Mas… você sabe o que é PB Seletivo?

PB Seletivo é quando apenas uma parte da imagem fica colorida e todo o resto fica em preto e branco. Veja abaixo um exemplo:

Imagem Reprodução
Imagem Reprodução

Hoje em dia algumas câmeras já vem com esse recurso. Algumas ainda te deixam escolher qual canal de cor você deseja usar (amarelo, azul, vermelho…) e aí a sua foto fica colorida somente nas partes onde tem a cor que você escolheu.

Porém o Photoshop também faz isso, de maneira MUITO simples e rápida! Vamos aprender?

Então vamos lá… Abre seu Photoshop aí, escolhe uma imagem ao seu gosto e abre ela no Photoshop.

Para isso é só clicar em Abrir (se seu PS estiver em Português ou Open se estiver em Inglês), escolher a imagem e dar OK.

Após abrir a imagem no PS é fundamental que, antes de começar a edição, você duplique a camada e aí sim pode começar sua edição. Para duplicar a camada você pode usar o atalho no teclado apertando a tecla Ctrl e J ou clicando na camada background com o botão direito do mouse e selecionar Duplicar Camada (Duplicate Layer).

Duplicada a camada, vamos então lá em cima nas camadas de ajustes e passamos a foto para preto e branco.

Quando passamos uma imagem para preto e branco, o Photoshop abre uma janela com alguns sliders para que você faça os ajustes corretos em sua foto. Dessa forma, você consegue deixar uma imagem em PB com ênfase nas cores que deseja, evitando assim que a foto fique cinza, lavada.

É só fazer os ajustes de acordo com sua imagem e ok!

Perceba que quando trabalhamos com Camadas de Ajustes, a camada já cria uma máscara branca na própria camada (é aquele quadradinho branco que está na camada). E veja também, que ao passar a foto para PB, esse quadradinho branco, ou seja, a máscara rápida, já fica selecionada. Sendo assim, vamos fazer o nosso efeito!

Com a máscara rápida selecionada, vai lá no menu de ferramentas (ao lado esquerdo da tela) e faça duas coisas:

Primeiro, é muito importante que as cores lá embaixo estejam preto e branco e a cor preta deve estar para cima do branco. Se não estiver, é só clicar nas cores e arrumar. Após isso, selecione a ferramenta Pincel (tecla de atalho: letra B do seu teclado).

Agora, passe o pincel em cima da área que você deseja que fique colorida na sua imagem. Veja:

Dica: Caso você erre o local onde está passando o pincel, com a tecla X do seu teclado, você inverte as cores lá do menu das ferramentas, deixando o branco para cima. Passe o pincel onde errou e recupere a área!

E pronto. Está aí um PB Seletivo super rápido e fácil de fazer!!

Essa era minha imagem original:

Essa é a imagem editada:

E aí gostaram? Faz aí e me mostra como ficou! Curte minhas redes sociais e, caso poste alguma foto em PB Seletivo que você fez, me marca pra eu curtir também!!

Boas fotos e ótimas edições! ♥

Comments

comments