Edição de Pele usando o Photoshop

Quem aí nunca se deparou com uma espinha indesejada bem no dia daquele evento super importante, onde você se arruma toda(o), tira fotos lindas, mas espinha está lá, em todas as fotos?

Seus problemas acabaram. Hoje vamos aprender como fazer uma edição básica, simples e rápida na pele, usando o queridíssimo e famoso Photoshop!

Bora escolher aquela foto com espinha, olheira ou qualquer outra marquinha que te irrita e você gostaria muito de tirar? Agora é só abrir a imagem do Photoshop…

Para abrir uma imagem no Photoshop é só ir lá no menu Arquivo (File) > Abrir (Open), ou o atalho Ctrl + O é possível selecionar e abrir a imagem desejada. Na nova versão do Photoshop, quando você abre ele, já aparece o botão Abrir (Open), é só clicar lá e escolher a imagem que vai editar.

O primeiro passo após ter aberto a imagem é duplicar a camada (Ctrl+J) e começar a edição. Vamos começar então pela edição básica com as camadas de ajustes e vamos ajustar os tons, cores e contrastes.

Lá nas camadas de ajustes eu mexi nos níveis (levels), melhorando assim o contraste da foto. Depois mexi no balanço de cores (color balance) puxando para o amarelo e para o magenta, só para dar mais vida a foto em si e a pele. Em seguida mexi na vibratilidade (vibrance) dando mais vida a pele também e, para finalizar, mexi nas cores seletivas. Dei ênfase ao vermelho e ao preto.

Abaixo coloquei as duas imagens lado a lado para vocês verem que só essa edição simples já dá vida a sua foto:

Após fazer esses pequenos ajustes na imagem, volto então para a camada duplicada e duplico ela novamente. Isso porque trabalhar em camadas no Photoshop facilita nossa vida e todo o processo de edição.

Feito isso, vou na ferramenta Pincel de Recuperação (Healing Brush Tool), popularmente conhecido como band-aid e começo a edição na pele. Toda vez que for fazer edição na pele, é necessário dar um zoom da imagem para trabalhar de perto e com visualização de mais detalhes do que você está fazendo. Então dá zoom aí…

Essa ferramenta funciona da seguinte maneira: ela cria uma cópia de um local (escolhido por você) para então sobrepor outro local. Vamos ver isso na prática!

Escolha uma parte boa da pele e segure a tecla ALT pressionada. Repare que quando você pressiona a tecla ALT, forma um “alvo”, é com esse alvo que você vai fazer a seleção da parte boa da pele para sobrepor a parte ruim. É só segurar a tecla ALT, escolher a parte boa da pele, dar um clique com o mouse e soltar a tecla ALT. Pronto, a seleção está feita!

Agora, é só passar o pincel por toda parte ruim da pele. Veja:

Feita a seleção da parte boa da pele, com leves cliques você vai sobrepondo toda a parte que deseja cobrir. Repare que vou clicando e arrastando por toda a parte que quero cobrir. Agora é só ir fazendo novas seleções e “limpando” toda a pele.

Aos poucos fui selecionando as partes boas e cobrindo as partes que queria cobrir e, por fim, ficou assim:

A gente podia parar por aqui, afinal a pele já está linda, não? Maasss, vamos finalizar. Agora, para dar acabamento de revista, vamos aplicar um filtro!

Vamos lá no Menu > Filtro > Desfoque > Gaussiano.

Ao aplicar o filtro, uma janela se abrirá onde você pode ajustar a quantidade do filtro que será aplicado na imagem.

É importante aplicar o filtro com moderação, pois estamos trabalhando com pele e se aplicarmos filtro demais, a pele fica parecendo com um boneco de cera. Na janela de ajuste do filtro você pode visualizar a quantidade de filtro que está sendo aplicado. Lembre-se, não exagere!

Quando aplicamos um filtro, o mesmo é aplicado na imagem inteira. Neste caso, estamos trabalhando somente com a pele, portanto temos que retirar o filtro de tudo o que não é pele (roupa, cabelo, brinco, piercing, etc…). Para isso, vamos fazer uma máscara rápida na camada.

Lá embaixo das camadas, vá até o ícone quadradinho com a bolinha dentro e clique nele adicionando então uma máscara na camada. Perceba que, na camada, a máscara ficará selecionada. Agora é só selecionar a ferramenta Pincel (Brush), letra B do seu teclado e passar o pincel por cima de tudo o que não é pele na sua imagem.

É importante se atentar a um detalhe aqui. É necessário que as cores estejam selecionadas em preto e branco e o preto esteja em cima.

Caso você passe o pincel em uma área indesejada da imagem, é só inverter essa seleção (branco para cima e preto para baixo) e passar o pincel na parte onde você errou que o Photoshop corrige. Depois volte ao normal e continue seu trabalho.

Veja que a camada da máscara vai te mostrando toda a área de onde foi retirado o filtro.

Eu costumo retirar o filtro do buraquinho do nariz e dos lábios também, assim a imagem não fica tão plastificada e não dá aquele aspecto de falso. Fora roupa, cabelos, cílios, brincos, anéis, unhas…enfim, tudo o que não for pele.

Feito isso, sua imagem está pronta! Vamos ver como ficou?

Por fim, minha foto ficou assim:

É isso aí galerinha da foto! Chega de foto com espinha, olheiras ou marcas indesejadas. Tentem fazer e se tiverem qualquer dúvida, escrevam pra mim aí nos comentários que eu ajudo vocês.

Boas fotos e ótimas edições! ♥

Comments

comments