Efeito PB (preto e branco) utilizando Photoshop

No post de hoje, vou ensinar vocês a passar uma foto colorida para preto e branco utilizando o Photoshop. Vamos lá?!

Começamos então abrindo uma imagem.

Para abrir uma imagem no Photoshop é simples, utilizando o menu Arquivo (File) > Abrir (Open), ou o atalho Ctrl + O é possível selecionar e abrir a imagem desejada.

abrir imagem.fw

O próximo passo é duplicar a camada, assim podemos trabalhar na imagem com maior tranquilidade. Para isso utilizamos o atalho Ctrl + J no teclado ou, clique com o botão direito do mouse em cima da camada que está aberta e clique em duplicar camada.

duplicar camada.fw

Seu Photoshop então ficará assim:

duplicar camada 1.fw

Após isso, ainda utilizando as camadas de ajustes, clique em Preto e Branco (Black and White):

camada de ajuste pb.fw

Perceba que, ao clicar na camada de ajuste preto e branco, o Photoshop criou uma camada de ajuste acima da sua camada, abriu uma janela de ajustes e já passou sua imagem para preto e branco. Essa janela de ajustes que o Photoshop abre é muito importante! É daí que seu efeito preto e branco será refinado em sua imagem.

Quando tiramos uma foto, podemos perceber tons de cores, vermelhos, amarelos, etc, em nossa imagem, com essa janela de ajustes você pode mexer nos tons de cores da sua imagem, deixando assim a imagem preta e branca ao invés de cinza. Vejam:

tons de cinza.fw

Percebam que na imagem 1, ainda não tem nenhum ajuste, ela está em tons de cinza. Já na imagem 2, com os ajustes realizados utilizando a janela de ajustes da camada de ajustes, podemos perceber uma diferença maior entre os tons cinzas, os pretos e os brancos na imagem.

Para chegar nesse refinamento, meus ajustes foram:

meus ajustes.fw

Percebam que mexi nos tons de vermelho e amarelo, o Photoshop reconhece esses tons como tons de pele, pois são cores facilmente encontradas em nossa pele numa foto. Com isso, deixei o tom da pele mais puxado para o branco, e mexendo nos outros tons ajustei a imagem de maneira que ela perdesse os tons de cinza e ganhassem maior realce nos tons pretos e brancos.

Após isso, ainda utilizando as camadas de ajustes, podemos continuar a edição, dar mais contraste para a foto por exemplo. Veja:

levels.fw

Nesse caso, utilizei a camada de ajuste Níveis (Levels) e puxei um pouco do preto na janela de ajuste da camada. Você pode também utilizar a cama de ajustes de Cores Seletivas (Selective Color), escolher a cor preta para ajustar e puxar o preto, dando assim, maior contraste na sua imagem. Veja:

meus ajustes 1.fw

É isso! Após alguns ajustes simples, deixamos nossa foto em PB. Vamos ver como era a minha imagem e como ficou?

Ao abrirmos a foto, a mesma estava colorida:

foto original.fw

Depois, ao clicarmos na camada de ajuste preto e branco, ficamos com nossa foto em tons de cinza:

foto tons de cinza.fw

E para finalizar, aumentamos o contraste da imagem, deixando assim a nossa foto preto e branco e não cinza:

foto preto e branco.fw

Bem fácil e simples, com poucos cliques, transformamos uma linda fotografia colorida em uma linda fotografia preto e branco.

E você, gosta de fotografias em preto e branco? Aproveita, pega suas fotos, abre o Photoshop e bora começar fazer seus ajustes!

 

 

Comments

comments