Camadas de Ajustes – Edição Básica

As Camadas de Ajustes nos auxiliam a ajustar cores, contraste, brilho, exposição e muito mais. O bom das Camadas de Ajustes é que elas nos permitem fazer tudo isso sem destruir nossa imagem, pois elas não mexem diretamente na camada onde está nossa imagem, elas criam camadas separadas para cada ajuste feito permitindo que você volte nela e redefina o ajuste, corrija ou até mesmo apague a camada de ajuste, deixando de utilizar aquele ajuste feito anteriormente, e continue editando sua imagem sem maiores problemas.

Neste post eu vou apresentar para vocês algumas das muitas Camadas de Ajustes do Photoshop e vamos fazer uma edição básica utilizando elas. Vale lembrar que essa edição simples que faremos a seguir, “salva” qualquer fotografia bem tirada!

Primeiro, abrimos o Photoshop e clicamos em Open (Abrir) para abrir a imagem que desejamos editar:

open image.fw

Meu Photoshop está atualizado, por isso essa a tela inicial está diferente. Caso o Photoshop de vocês esteja diferente do meu é só ir em File (Arquivo) > Open (Abrir) e selecionar a imagem desejada. O atalho para abrir uma imagem no Photoshop é Ctrl+O.

O próximo passo após ter aberto a imagem é duplicar a camada:

dulicar camada.fw

Perceba que ao abrir a imagem a única camada que temos é a chamada ‘background’. Para fazermos qualquer edição na nossa imagem, é recomendável que dupliquemos a camada e aí sim podemos começar nossa edição. Para duplicar a camada você pode usar o atalho Ctrl+J.

As camadas de ajustes estão localizadas logo acima das camadas:

camadas de ajustes.fw

Cada camada de ajuste tem sua função. Perceba que temos várias opções, cada uma delas desenvolve um papel na edição de qualquer imagem. Como eu já falei lá em cima, com as Camadas de Ajustes podemos corrigir exposição, brilho, contraste, cores, etc. Porém nesse post, vamos utilizar apenas algumas delas para “dar vida” para nossa imagem.

Começamos então com os níveis (levels):

niveis.fw

Quando clicamos no ícone referente a esse ou qualquer outro ajuste, abre uma janela lateral e é nessa janela que você começa seus ajustes. Nesse caso, ao clicarmos em níveis, mostra um gráfico de preto, cinza e branco. Ou seja, o Photoshop está te mostrando quanto de cada tom tem na sua imagem. No caso da minha imagem tenho muito branco e quase nada de preto. Começo o ajuste então puxando o preto, dando assim mais contraste na minha imagem.

O próximo passo é ajustar o balanço de cores (color balance):

balanco de cores.fw

Aqui nós podemos fazer ajustes do tipo: minha foto está azulada, puxo para o amarelo e tiro o azulado da minha foto. Um exemplo simples para vocês entenderem!

Com o balanço de cores você dá vida a sua foto, ajustando as cores da sua imagem de acordo com o que deseja.

Agora, vamos utilizar as cores seletivas (selective color):

cores seletivas.fw

Quando selecionamos esse ajuste, ele nos dá a opção de mexer nas cores da nossa imagem de maneira isolada, veja:

selective colors.fw

O legal disso é que eu consigo fazer o ajuste somente em uma cor da minha imagem preservando o restante dela. No caso da minha imagem eu mexi no vermelho (red), no amarelo (yellow) e no preto (black).

Como aqui a ideia era só dar vida a minha imagem e não fazer mais nenhum outro ajuste ou edição brusca, finalizo minha edição. Vamos ao resultado?

IMG_7783

IMG_7783-edit

Viram como é possível, com a utilização de pouquíssimos ajustes, deixar a sua imagem/fotografia com mais vida?

Gostaram? Então corre lá para o Photoshop e comecem suas edições!

A pós produção na fotografia é tão importante quanto saber fotografar bem, é com ela que você dá o seu toque de refinamento e sofisticação, deixando suas imagens ainda mais atraentes, marcantes e eternizadas!

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments

comments