White Balance (Balanço de Branco)

White Balance ou Balanço de Branco, são ajustes realizados na câmera, que permitem obter cores mais próximas aquelas da cena a ser fotografada. Sabe quando tiramos uma foto e a mesma fica azulada ou até mesmo amarelada demais? Isso ocorre porque a câmera não consegue traduzir corretamente os tons no ambiente e acaba distorcendo as cores na fotografia.

Temperatura de Cor

Nós usamos a medida Kelvin, a mesma utilizada pelas câmeras fotográficas, para fazermos a medição de temperatura de cor. Por isso usamos tonalidades “azuladas – amareladas” para definirmos se uma cor é quente ou fria.

temperaturadecor

Luz Natural

– Primeiras horas da manhã: azulada;
– Meio dia: branca;
– Nascer e pôr do Sol: amarelado.

Luz Artificial

– Tungstênio;
– Fluorescente.

Da mesma forma que nós, a câmera também utiliza essa leitura de temperatura de cor e nos possibilita fazer ajustes corretos para cada tonalidade ou temperatura de cor por assim dizer.

Por isso, se observamos, em nossas câmeras existe o “WB” que é o ajuste de white balance para cada tipo de cena. Esse ícone varia de acordo com a marca do seu equipamento e/ou a linguagem que você está utilizando nela. A câmera pode fazer essa leitura sozinha, no modo automático, ou podemos dizer pra ela em que tipo de luz estamos fotografando, fazendo com que ela se ajuste de maneira correta para aquele tipo de cena. Para isso, utilizamos os ajustes abaixo:

whitebalance

Quando nós customizamos nosso balanço de branco, ao invés de deixarmos a câmera escolher qual melhor configuração utilizar (como no modo automático), nós definimos a melhor configuração de acordo com a cena que estamos fotografando. Ou seja, se estou fotografando no sol, na luz do dia, utilizamos a opção ‘luz do dia’ e assim, a câmera fará uma melhor leitura, ajustando os tons corretamente para aquele ambiente. A partir daí, a câmera faz a leitura de acordo com o que nós estamos vendo, se aproximando dos tons reais da cena que está sendo fotografada ao invés de gerar uma tonalidade diferente do que nossos olhos estão vendo.

Utilizar o White Balance corretamente nos ajuda a fazer uma exposição correta fazendo uso dos tons reais da cena que estamos fotografando. Porém, há duas possibilidades de uso: o tom real e o tom criativo.

O tom real já falamos acima, você usa ‘luz do dia’ para fotografar na luz do dia e a câmera faz a leitura correta de tons na cena. Já o tom criativo, nos permite criar tons diferenciados na cena que estamos fotografando, basta utilizarmos um ajuste diferente do correto. Como por exemplo utilizar tungstênio (halógeneo) para fotografar na luz fluorescente. Vejamos um exemplo abaixo:

wbcriativo

Utilizando o White Balance de maneira “errada” na hora de clicar, te permite criar tonalidades diferenciadas em suas fotografias, deixando-as mais divertidas. Como se você fizesse uso de algum filtro, como os do Instagram.

E para aprender, nada melhor que pegarmos a câmera e ir fotografar.

Imagina, crie, fotografe! ♥

 

 

Comments

comments