Linguagem Fotográfica

Quando falamos de linguagem fotográfica nós estamos falando do conjunto de características estéticas e visuais que definem um jeito de expressar uma ideia, um sentimento, por meio de uma imagem. É comum, com o passar dos anos, cada fotógrafo adquirir sua própria linguagem fotográfica, a chamada “identidade fotográfica”.

Claro, conhecer as técnicas fotográficas e seu equipamento ajuda bastante, porém quando se trata de linguagem fotográfica, de forma de se expressar, podemos contar com o fato de que cada fotógrafo utiliza todo seu conhecimento cultural para compor uma boa imagem.

Podemos usar a publicidade como exemplo. Por diversas razões históricas e psicológicas, foram criados padrões que são associados a uma certa categoria de produto. Cada produto possui uma linguagem, uma característica, facilmente identificada pelo consumidor final.

Há então alguns fatores decisivos que definem a linguagem em fotografia, são eles:

-Composição;
-Enquadramento;
-Ângulo de visão;
-Linhas;
-Forma, figura e fundo;
-Iluminação;
-Contraste.

Todos esses fatores contribuem para a formação de uma boa fotografia em cada linguagem fotográfica. Existem alguns temas que são utilizados em fotografia quando se trata de linguagem fotográfica, são eles:

Real: Arquitetura, detalhe, natureza, alinhamento, still (produto).

natureza

Subjetivo: Formas, amizade, tristeza, alegria, paixão, cotidiano, liberdade, preguiça.

tha

Pessoas*: Adulto, jovens, crianças, idosos.

crianca

*Pessoas reagem a presença do fotógrafo.

Animais*: Domésticos, selvagens.

brenda

*Animais reagem a presença do fotógrafo.

Temas Diversos: Grafite, números, escritos (frases).

IMG_0369

É importante ressaltar que, dentro de cada tema citado acima, o fotógrafo costuma criar sua própria identidade, seu jeito de utilizar as técnicas fotográficas para expor sua criatividade, seu sentimento, em cada imagem capturada. Com isso, dentre as diversas imagem que vemos em nossas redes sociais, revistas, etc, vemos um pouco do fotógrafo que capturou determinada imagem.

A fotografia tem linguagem própria e, cada imagem fotografada, carrega um pouco de todo o conhecimento técnico e cultural do fotógrafo. Estudar e obter todo conhecimento técnico é essencial mas, seja você mesmo e coloque um pouquinho de você ao compor uma imagem.

Como costumo falar aos meus alunos: vamos pensar antes de fotografar!

Comments

comments