Cuidados e Manutenção do Equipamento

Uma pergunta que muitos alunos e colegas de profissão me fazem é: como você cuida do seu equipamento fotográfico (câmera, lentes, filtros, flash…)?

Existem diversas maneiras de cuidar bem do seu equipamento. Existe no mercado limpador de lentes e filtros, o “fuc fuc” (bombinha de ar) para limpar dentro das lentes, enfim, várias maneiras diferentes de cuidar bem da sua câmera, lentes, filtros e flash. Eu tenho mania de limpeza, junta isso com o amor que tenho pela fotografia e pelos meus equipamentos, vira quase um TOC! Então montei esse post detalhando como eu cuido das minhas coisas.

Eu tenho um kit de limpeza como o da imagem abaixo. Ele é um spray com uma solução ideal para limpar as lentes, filtros e até telas como de notebook, celular, tablet. Ao lado tem uma imagem do “fuc fuc”, que é uma bombinha de ar que ajuda você tirar poeira de dentro da lente, câmera.

kitlimpeza

Toda vez que volto de um trabalho, desmonto tudo e limpo com álcool em gel e uma flanela que não solta pelo. Se preciso limpar filtros e/ou o vidro da lente, uso o kit de limpeza.

IMG_0450

Nunca guardo a câmera montada com a lente ou dentro do case. Eu tenho uma caixa de metal, que mantém o ambiente frio e seco.

IMG_0447

Essa caixa é limpa com álcool em gel ao menos a cada três meses. E, dentro da caixa, eu forro o fundo com plástico bolha só para não arranhar nada e guardo o corpo da minha câmera e minhas lentes.

IMG_0448

Serve também aqueles armários tipo arquivo que são de ferro. Hoje em dia tem uns menores e bem bonitinhos para usarmos em casa.

Os filtros UV ficam nas lentes, quase nunca tiro, a não ser para limpar vez ou outra. Tenho filtros Macro, Polarizador e Cross Screen, eles eu os guardo em seus cases e toda vez que uso, limpo antes de guardar.

Eu guardo todos os equipamentos num lugar só e, no armário onde meus equipamentos ficam, costumo colocar um potinho de silica gel. O silica gel é importante pois evita qualquer tipo de umidade em seus equipamentos, evitando fungos em suas lentes, por exemplo.

silica

Existem algumas marcas de Silica Gel no mercado. Sempre uso esse, pois é mais acessível, e nunca tive problema, resolve bem!

O segredo é cuidar bem de seus equipamentos. Manter eles e o local onde você os guarda sempre limpo e seco, bem organizado. Ao retornar de um trabalho, limpe seus equipamentos antes de guardá-los, tire as pilhas do flash, a lente do corpo da câmera, seja cuidadoso.

Evitar sujeira e qualquer tipo de contaminação é sempre bom!

 

 

 

 

Comments

comments