Câmeras Compactas Avançadas

CompactasAvancadas

As câmeras compactas avançadas são, geralmente, conhecidas como câmeras semiprofissionais. Isso porque elas são câmeras um pouco maiores que as compactas convencionais e possuem um poder de fogo pouco maior. Algumas até equivalentes a uma DLSR de entrada.

Essas câmeras também são chamadas de bridge (ponte em inglês) ou super zoom. Bridge porque elas fazem uma ponte entre as câmeras compactas point-and-shot e as câmeras Reflex de entrada. E são chamadas de super zoom por possuírem um zoom ótico de longo alcance.

Todas as câmeras compactas têm as mesmas configurações, inclusive as bridge, como Modos Criativos de Cena (SCN), White Balance, Compensação da Exposição, Flash Incorporado e Modo Manual (no caso de câmeras point-and-shot nem todas possuem esse modo). Muitas dessas configurações as câmeras DSLR também possuem.

Além de todas as configurações de uma câmera compacta simples e diferente delas, as bridge possuem Modo Manual onde possibilita o fotógrafo a configurar o ISO, o Obturador e o Diafragma, tendo maior controle sob o click. Elas possuem lente e flash fixos, algumas com a opção de configuração do flash incorporado e outras possuem a sapata para o uso de flash externo.

FlashCamBridge

A configuração do flash incorporado varia de câmera para câmera e, infelizmente, algumas câmeras bridge não possuem essa configuração. Geralmente, as que possuem só lhe permite ajustar a intensidade do flash entre baixa, média e alta.

Menores que uma DSLR, elas possuem o corpo num formato maior que as compactas point-and-shot, com uma pegada melhor, porém com uma dificuldade maior de transporte. Por serem maiores, não cabem no bolso e há quem se incomoda com isso. Quem já está acostumado a andar com equipamentos fotográficos grandes, andar com uma câmera bridge é muito tranquilo!

Alguns fotógrafos profissionais até preferem utilizar uma câmera bridge para fazer seu trabalho, como fotojornalismo onde é preciso um pouco mais de discrição para fotografar em certos lugares, pois elas são menores que uma câmera Reflex, possuem super zoom e uma qualidade tão boa quanto uma DSLR.

As câmeras de modo geral, utilizam cartão SD para armazenar suas fotos e as câmeras bridge não ficam de fora. O diferencial é que algumas filmam em Full HD ou até em 4k, possuem tecnologia GPS e Wi-fi, possibilitando a transferência de suas fotos para seu celular ou tablet utilizando apenas uma rede Wi-fi sem perder a qualidade das suas imagens. Para isso, basta ter um aplicativo instalado no celular ou tablet e transferir suas fotos!

E pra quem pensa que a qualidade de imagem dessas câmeras são ruins…

Modelo1

Abaixo uma demonstração da vantagem do super zoom das câmeras compactas avançadas:

Modelo2

Diferente das câmeras Reflex, não é necessário a troca de lentes para alcançar assuntos com distâncias maiores, por possuírem um zoom de longo alcance ela te deixa fazer uma foto da lua apenas puxando o zoom dela!

As fotos acima foram feitas com uma Canon PowerShot SX510 HS que possui 30 vezes de zoom ótico. Algumas câmeras compactas avançadas possuem ainda mais zoom.

Alguns modelos com características semelhantes podem ser encontrados nas linhas Sony Cyber-shot, Canon PowerShot e Nikon CoolPix, além de linhas de fabricantes menos tradicionais no Brasil, como as Fujifilm FinePix e as Panasonic Lumix.

Quer tirar fotos com uma câmera simples e uma ótima qualidade? Aposte nesse modelo de câmera que você não vai se arrepender!

Comments

comments