Referências Fotográficas

Eu sempre costumo dizer que a fotografia nasce primeiro no consciente do fotógrafo e só depois, por meio da câmera fotográfica, ele torna real aquilo que foi imaginado.

Ter um bom equipamento é bom, porém não é tudo!

Quando o fotógrafo deixa de dar maior importância ao equipamento utilizado e suas técnicas, seu trabalho ganha maior significado e torna-se parte de um conjunto que envolve técnica, sensibilidade, intuição e linguagem. Esses fatores passam a influenciar nas três etapas da construção de uma boa fotografia: o antes, durante e depois.

Quando a teoria fica em segundo plano, o fotógrafo se deixa levar pelo seu lado criativo e é aí que entra todo seu conhecimento e influências culturais, seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos, paixões e até mesmo experiências de vida. Todo esse conhecimento leva o fotógrafo a outro patamar fotográfico, onde cada fotógrafo começa a criar sua própria personalidade fotográfica.

Tudo o que pudermos fazer para somar e melhorar nossa fotografia é bem vindo. Pesquisa é fundamental, conhecer grandes artistas: pintores, escritores, fotógrafos, é primordial. Quanto mais conhecimento, mais inspiração ao fotografar!

Abaixo eu listo alguns grandes fotógrafos que fizeram e fazem história até os dias atuais. Eles nos servem de inspiração e nos mostram que nosso equipamento nem é tão importante assim, até porque a fotografia nasce primeiro no seu coração!

Ansel Adams: Fotógrafo americano, nascido em 1902, faleceu em 1984. Fotógrafo de natureza e paisagem. Usava muito escala de cinzas, todas as suas fotos eram preto e branco.

Araquém de Alcântara: Fotógrafo brasileiro, nascido em 1951. Fotografa a natureza e o povo brasileiro como ninguém!

Henri Cartier Bresson: Francês, nascido em 1908, faleceu em 2004. Fotografava o cotidiano e também trabalhava com fotojornalismo. Só fotografava em preto e branco e nunca usou flash em suas fotografias.

Sebastião Salgado: Brasileiro, nascido em 1944. Fotógrafo de fotodocumentarismo e suas fotografias são todas feitas em preto e branco.

Robert Capa: Húngaro, nascido em 1913 e faleceu em 1954. Sua área era fotojornalismo de guerra. Faleceu segurando sua câmera quando pisou em uma mina.

Steve McCurry: Americano, nascido em 1950, sua área é fotojornalismo.

Alexander Rodtchenko: Russo, nascido em 1891 e faleceu em 1956. Fotógrafo de arquitetura.

Cristiano Mascaro: Brasileiro, nascido em 1944. Fotógrafo de arquitetura.

Irving Penn: Americano, nascido em 1917 e faleceu em 2009. Fotógrafo de moda.

Richard Avedon: Americano, nascido em 1923, faleceu em 2004. Fotógrafo de moda e retrato.

Annie Leibovitz: Americana, nascida em 1949. Fotógrafa de moda e retrato.

Clício Barroso: Brasileiro, iniciou na fotografia em 1972 e é fotógrafo de moda e beleza.

Newton Medeiros: Brasileiro, fotógrafo de produtos e de moda.

Tony Genérico: Brasileiro, fotógrafo de produtos e especializado em splash.

Mauro Holanda: Brasileiro e fotógrafo de culinária.

Danielle Hamilton: Brasileira, residente na Austrália, fotógrafa especializada em new born (recém nascidos).

Veja na galeria abaixo algumas fotos dos fotógrafos acima:

Foto de Tony Genérico

É muito comum cometermos erros na busca pela originalidade. Devemos encontrar razões para fugir do convencional e executar imagens diferentes, com a “nossa cara”. É preciso entender que a fotografia, é um processo técnico, mas o diferencial do fotógrafo está na capacidade de ser criativo utilizando todo seu conhecimento cultural.

Imaginar, criar, fotografar…

Buscar sempre o melhor jeito de ser você mesmo!

Comments

comments