Câmeras Compactas

Câmeras Compactas

Também conhecidas como point-and-shoot, as câmeras compactas já foram, há alguns anos, a sensação do momento. Em torno dos anos 1999 – 2000, elas chegaram ao mercado de fotografia digital com a ideia de que eram boas câmeras, pequenas e de fácil manuseio. E nada disso estava errado!

No início, por conta da novidade, elas ainda eram relativamente caras e nem toda a população tinha acesso a esse tipo de câmera. Com o passar dos anos, as câmeras compactas foram ficando cada vez mais acessíveis (baratas) e grande parte da população passou a ter câmeras com boa qualidade em sua casa.

Desde fotógrafos profissionais, amadores e simples pais de família compravam uma câmera compacta. Era a chance de tirar boas fotos, sem gastar com filmes, em uma câmera pequena, leve e com boa qualidade. As fotos de família, passeios e viagens aumentaram e as pessoas que passaram a gostar de tirar fotos também.

Mas, uma coisa que vejo até os dias de hoje são pessoas com boas câmeras compactas em mãos, porém fazendo mau uso dela. Não generalizando mas as pessoas não costumam ler o manual que vem junto a câmera, acham que por ser uma câmera pequena e simples não tem muito o que pensar, é só mirar e apertar o botão, mas não é bem assim.

Hoje em dia as câmeras compactas possuem grandes recursos que, se souber usá-los, suas fotos melhoram de qualidade drasticamente. Mas para isso é importante que você conheça o equipamento que tem em mãos. Portanto, vamos conhecer e aprender um pouco mais sobre câmeras compactas.

Câmeras compactas (point-and-shoot):

São câmeras pequenas, leves, sem grandes recursos (se comparada a uma câmera DSLR), possuem lente fixa, flash embutido, visor LCD traseiro (hoje algumas possuem um visor frontal para selfies), detector de faces e/ou sorrisos, gravam vídeos em HD ou até mesmo em Full HD.

E se tratando de valores sim, elas são bem em conta!

São câmeras muito queridas por boa parte da população até pela facilidade de manuseio e transporte. Por serem leves, cabem no bolso, na bolsa e é possível você carregá-la para todo lugar.

E não deixam a desejar em relação a qualidade de imagem, o que também é muito importante hoje em dia.

Armazenamento:

As câmeras de modo geral, utilizam cartão SD para armazenar suas fotos. Antigamente as câmeras da marca Sony utilizavam Memory Stick, um cartão SD diferenciado. Porém, com o passar do tempo, eles também passaram a fazer uso do cartão SD que todas as outras marcas usam. Ou seja, facilitou a vida do consumidor!

Uma inovação que chegou ao mercado das câmeras compactas e que fazem sucesso são os recursos de tecnologia como GPS e Wi-fi. O GPS permite que a câmera grave a localização onde determinada foto foi tirada e o Wi-fi permite que você passe suas fotos direto para o computador, tablet ou até mesmo seu celular através de um aplicativo. Chega daquela coisa chata de toda vez ter que tirar o cartão SD da câmera, colocar no computador para salvar suas fotos lá.

Funções:

E aqui então entramos na parte que citei acima. Ler o manual e conhecer os recursos ou funções que sua câmera possui é muito importante!

As câmeras compactas possuem algumas funções que, ao utilizar corretamente, melhoram em 100% a qualidade da sua foto. Em algumas câmeras essas funções já vem no botão seletor da própria câmera, em outras é necessário acessar o menu da câmera para achar as configurações.

Basicamente, todas as câmeras compactas tem as mesmas configurações, como Modos Criativos de Cena (SCN), White Balance, Compensação da Exposição, Flash Incorporado e Modo Manual (nesse caso algumas poucas câmeras possuem esse modo). Cada função possui um papel importante na câmera e ajudam ao fotógrafo a melhorar e muito a qualidade da sua imagem.

Em outros posts eu vou abordar com mais clareza cada uma dessas funções!

É importante ressaltar que, conhecer o equipamento é bom mas, se o fotógrafo não tiver olhar fotográfico, sensibilidade ao olhar, montar a cena antes com seu coração, com seu olhar, não há equipamento que faça boa foto. Independente do equipamento, treinar o olhar, a composição e a sensibilidade para montar uma boa cena é fundamental.

Pegue sua câmera, leia o manual dela, conheça seu equipamento e, acima de tudo, treine seu olhar. Nós fotografamos primeiro com nossos olhos e depois com nossa câmera!

 

 

Comments

comments