Profundidade de Campo

Muitos já ouviram falar, poucos sabem o que é exatamente, mas todo mundo ama aquela foto com o fundo bem desfocado!
Pois é, fotos com fundos desfocados ficam lindas. Mas como fazer uma foto com esse efeito? Antes de simplesmente sair clicando, precisamos entender melhor o que é profundidade de campo na fotografia.

Basicamente a profundidade de campo é a área que define os elementos que ficarão focados e desfocados na cena. Essa área é bastante variável, podendo focar um ou dois elementos e deixar todo o resto desfocados ou, focar toda a cena.
Explicando melhor, quando falo em “focar” estou me referindo aos elementos que estão nítidos, focados, na cena. Quando temos uma foto de paisagem, por exemplo, inteira focada (nítida), temos uma grande profundidade de campo, e quando temos apenas algumas áreas focadas na cena, temos pouca profundidade de campo. Para entender melhor, precisamos conhecer melhor os fatores que determinam a profundidade de campo. São eles:

– Abertura do Diafragma (já falamos sobre isso aqui);
– Distância Focal da Objetiva (mm);
– Distância do Objeto
(do elemento a ser fotografado).

Sobre a abertura do diafragma já falamos e vale a pena ler e entender direito o assunto. Agora vamos falar então sobre distância focal.

A distância focal é determinada na objetiva. Toda e qualquer lente/objetiva possui uma distância focal medida em milímetros (mm). Podemos ver isso em nossas lentes e/ou câmeras com frequência. Esse valor geralmente vem marcado na lente em forma numérica, tanto para lentes fixas como para lentes zoom. A diferença é que para uma lente zoom vem marcado desde a menor distância até a maior.
Quanto mais curta a distância focal, maior a profundidade de campo e, se reduzirmos a distância focal pela metade, a profundidade de campo aumenta quatro vezes.

Abaixo uma imagem com um exemplo bem simples para entendermos melhor sobre distância focal.

distanciafocal

Outro fator importante a saber é a distância do elemento a ser fotografado. Quanto mais longe o elemento estiver da objetiva, maior a profundidade de campo. Se dobrarmos a distância entre a lente e o elemento a ser fotografado, a profundidade de campo aumenta quatro vezes. Ou seja, ao fotografar elementos mais distantes conseguimos com mais facilidade foco em todos os planos da cena.

Você pode perceber também, quando você se aproxima demais de um objeto, na intenção de fotografar bem de pertinho, a câmera nem consegue foco. Isso também se dá a distância focal da lente com a distância do objeto a ser fotografado. Existe uma distância mínima entre lente e objeto onde a câmera consegue fazer o foco e assim fotografar a imagem desejada. Quando você se aproxima mais do elemento a ser fotografado, geralmente, tudo o que está atrás desse elemento tende a ficar desfocado, criando aquele efeito bonito que todos gostamos, popularmente conhecido como “fundo borrado”, “fundo desfocado” e tecnicamente chamado Bokeh.

Utilizando a abertura do diafragma a seu favor e conhecendo melhor distância focal versus distância do elemento a ser fotografado, fazendo testes e brincando bastante com sua câmera você começa a compreender melhor o assunto e a conseguir efeitos lindos.

É importante também saber controlar o foco, saber focar exatamente aquilo que você deseja mostrar na imagem. Isso permite um controle maior na parte nítida e na parte desfocada da imagem. Aprender sobre foco de primeiro e segundo plano é bem interessante, pois assim você consegue controle maior sobre o foco de sua câmera alcançando os elementos certos em cada cena fotografada.

Abaixo duas imagens exemplificando melhor a questão de foco em primeiro e em segundo plano:

foco11

foco2

Perceba nas imagens acima que é possível, controlando o ponto focal, focalizar onde desejado, dando maior destaque a área que se deseja mostrar na cena. Com isso, você consegue fazer aquelas imagens lindas que vemos por ai, com aqueles efeitos desfocados em primeiro ou em segundo plano criando imagens bonitas e criativas.

Como sempre falo aqui, o negócio é pegar a câmera e se divertir! Faça testes e brinque de fotografar, sabendo as técnicas tudo fica mais fácil.

Use a criatividade e boas fotos!! 🙂

Comments

comments