Entendendo a Fotografia!

Costumo dizer que fotografia vai muito além de ter câmeras ótimas e caras, fotografia vem da alma, do coração. Pessoas que amam fotografia, fotografam com a alma, com os olhos, muito antes de fotografar com a câmera, seja ela qual for.

A fotografia surgiu a muitos e muitos anos atrás e desde então vem desenvolvendo um papel muito importante para a sociedade. É através da fotografia que podemos lembrar de fatos antigos e históricos que teriam ficado para trás se não fosse a fotografia capturando a imagem e deixando tal fato/acontecimento para a história.

Encontrei esse vídeo onde conta a história da fotografia de maneira clara e divertida! É um comercial, mas dá pra entender bem como tudo começou.

Basicamente a fotografia é feita de luz! Sem a luz, câmera nenhuma é capaz de captar qualquer imagem.
Isso acontece também com nossos olhos. Se ficamos em um local totalmente escuro, não conseguimos enxergar nada, Isso acontece porque nossos olhos também dependem da luz para captar tudo o que vemos. É através da luz que conseguimos ter noção de profundidade, distância, etc.
Com a câmera não é diferente. Na ausência total de luz, a câmera não consegue enxergar nada, não podendo assim capturar imagem alguma além de uma enorme escuridão. Isso acontece porque toda câmera, desde a mais simples até a mais sofisticada, funciona através de sensores que captam a imagem através da luz que entra pela lente e atinge o sensor da mesma, gerando assim a foto.

Vamos entender melhor isso!

Dentro de toda câmera existe um mecanismo que se move super rápido quando apertamos o botão de disparo da nossa câmera. Mil coisas acontecem lá dentro, em um tempo extremamente rápido, que nos permite fotografar o que queríamos naquele momento. Antes de saber como isso funciona, precisamos entender melhor o que tem dentro de cada câmera que permite capturarmos a imagem.

Toda câmera tem:

Corpo da Câmera: É o local onde fica o sensor, obturador, visor, flash e todos os encaixes para bateria, cartão de memória, tripé, lentes.

Objetiva: É por ai que toda a mágica acontece! É através da objetiva que entra a luz e sensibiliza o filme ou o sensor e forma a imagem.

Diafragma: Ele fica dentro da objetiva e tem a função de controlar a luz entra por ela e sensibiliza o sensor.

Obturador: Quase a mesma coisa que o diafragma, ele também controla a passagem de luz que sensibiliza o sensor por meio do que chamamos de uma “cortina” que se fecha ao fazermos o disparo. O obturador permite que a luz entre por um tempo ajustável (na maioria das vezes), quanto maior o tempo mais luz sensibiliza o sensor e quanto menor o tempo menos luz.

Visor: Varia conforme o modelo de cada câmera e é através dele que visualizamos o que queremos fotografar.

Sensor: É pra lá que toda a luz que entra na câmera vai quando disparamos e é no sensor, onde pixels sensíveis a luz, captam a cena desejada.

Abaixo uma imagem simples ilustrando o funcionamento de uma câmera SLR (Single Lens Reflex):

Diagrama_DSLR

Tudo funciona assim: A luz passa pela objetiva, reflete no espelho de 45º, que fica atrás da objetiva, reflete em um bloco de espelhos pentaprismáticos em 2 pontos, onde o último espelho desse bloco leva a imagem até visor. O foco é formado numa tela despolida, que fica na horizontal entre o espelho de 45º e o bloco de espelhos. Essa tela fica posicionada na mesma distância do sensor.
Quando apertamos o disparador, um conjunto de mecanismos move-se em total sincronia. O diafragma se fecha na posição pré-selecionada ou calculada pelo processador, no caso da câmera estar em automático, o espelho de 45º se levanta fechando a passagem da luz ao visor e o obturador se abre durante o tempo pré-selecionado ou calculado pelo processador. Após completar a exposição, tudo volta à posição inicial.

Sabendo e entendendo melhor como funciona todo o processo de captura da foto, fica mais fácil entender seu equipamento e manuseá-lo, podendo então treinar o olhar e obter belas fotografias.
Mais tarde, vamos entender melhor como funciona tudo isso na prática.

Comments

comments