Abertura = Diafragma

Em outro post falei sobre o uso do ISO na fotografia e deixei em aberto duas questões importantes para se ter total controle da luz sob sua fotografia: abertura e velocidade.

Hoje vamos falar sobre abertura!

Existe um mecanismo localizado na objetiva de nossas câmeras chamado Diafragma. Ele regula a quantidade de luz que entra pela objetiva atingindo o sensor. É feito de palhetas metálicas que se abrem e se fecham conforme o número de abertura que você definir. Já explico isso!

O diafragma tem duas funções importantes na fotografia:

Técnica: Controla a quantidade de luz que irá atingir o sensor da câmera.
Estética: Ele determina também a profundidade de campo. Ou seja, define os elementos que ficarão mais nítidos e/ou desfocados na imagem.

A abertura do diafragma na câmera é mostrado com a letra F. Geralmente algo como f5.6.

Esse número f é medido através de uma escala numérica. Quanto menor for o número f mais aberto o diafragma vai estar e, quanto maior o número f, mais fechado o diafragma vai estar. Deu um nó na cabeça? Vamos para o exemplo!

diafragma

Olhando na imagem acima dá pra entender com mais clareza a escala numérica e a abertura do diafragma não?!
Percebam que quando o número f é 1.4, um número bem baixo o diafragma se encontra bem aberto e, conforme a escala f aumenta o diafragma vai se fechando. Essas aberturas nos possibilitam fotografar em locais com muita ou com pouca luz, controlando o número f da sua câmera de acordo com o local onde você está fotografando. No modo automático das câmeras, quem define a abertura é a própria câmera. Geralmente ela acerta, mas nem sempre sai da maneira que seus olhos estão vendo ou que você gostaria que saísse. No modo manual (M) da câmera você tem controle total, podendo então definir o número f adequado para cada cena.

Aqui nos deparamos e entendemos melhor quando ouvimos alguém falando: “sua lente é clara ou escura?”.
Quando se diz que a lente é uma lente clara, quer se dizer que o número f da lente é um número baixo. Uma lente bastante conhecida, clara e ótima, é a famosa cinquentinha. É uma lente fixa de 50mm com abertura máxima em f1.8.

Abertura máxima é onde o começa o número f.

Já as lentes escuras tem sua abertura máxima em f5.6. Geralmente são as lentes 18-55mm que acompanham as câmeras nos famosos ‘kits’: corpo da câmera + lente.

O conceito é bem simples: quanto mais aberto o diafragma estiver, mais luz entrará e atingirá o sensor da câmera, deixando assim sua foto mais clara. E, quanto mais fechado o diafragma estiver, menos luz entrará, deixando assim sua foto mais escura.

O segredo é saber ajustar o diafragma, juntamente com o ISO, mais velocidade e obter uma foto com excelente exposição!

Comments

comments